Projecto de Investigação 1. Tema geral: Ética 2. Tema específico: A influência dos desenhos animados. 3. Título do trabalho: A influência dos desenhos animados nas crianças. 4. Pergunta a que o trabalho responde: Quais as consequências da influência dos desenhos animados nas crianças? |
Projecto
Este trabalho tem como objectivo conhecer qual a influência dos desenhos animados no comportamento das crianças, se a televisão pode levar ou não a criança à violência por actos de imitação (do que vê na televisão), a razão pela qual os mais novos se sentem tão atraídos por este aparelho e as suas consequências.
A televisão
A televisão e os seus conteúdos são algo que começámos por usar como entretenimento tornando-se rapidamente num elemento viciante. As pessoas sentem-se tão atraídas por este objecto que as leva a ter comportamentos idênticos, de forma real ou fictícia, aos que observam na televisão. Em geral as crianças começam a ver televisão com cerca de dois anos, o que significa que desde desta idade o que elas vêem na televisão vai “moldar”, de certa forma, o comportamento, visto que, há muita tendência para imitarem o que vêem. (Medeiros, G., 2007)(NAVEGANTE SILVA,JR. , SOUZA OLIVIER, RC. 2009)
O que atrai as crianças?
É lógico que quando se trata de crianças elas não escolhem um dado programa pelo seu conteúdo até porque este nem sempre é completamente acessível à criança captando apenas partes do que vê. As cores garridas, os efeitos luminosos e os efeitos sonoros são o que capta, principalmente, a atenção das crianças. “As sequências longas, as motivações e intenções das personagens são questões que não estão ainda acessíveis, sobretudo às crianças mais novas que não conseguem fazer deduções e compreender os significados implícitos da mensagem que é transmitida. “ (NOGUEIRA DE DEUS, L., 2009) portanto é difícil para elas distinguir o certo do errado.(ANÓNIMO1,2002)
Contos de fada tradicionais e desenhos animados actuais
É certo que desde sempre se contaram histórias e contos às crianças mas a maior parte dessas histórias continha, no final, uma moral, isto é, as crianças aprendiam qualquer coisa com essa história. Também é verdade que alguns desses contos eram um pouco violentos (como por exemplo: O capuchinho vermelho em que o lobo come a avozinha e depois disto vem o caçador abrir a barriga do lobo com uma faca para tirar de lá a avozinha). Hoje em dia os contos mais semelhantes com os antigos, isto é, aqueles que contêm uma moral no final são os contos da Disney que, no entanto, são contos alterados de modo a não chocarem as crianças. É o caso da Branca de Neve e os 7 anões que na história original (Idade Média) a Rainha má é a própria mãe da Branca de Neve e ela quer os pulmões e o fígado como prova da morte da princesa e ordena que os sirvam ao jantar. Os anões são ladrões. A Branca de Neve não morre verdadeiramente com a maçã, apenas se engasga com um pedaço e perde os sentidos. Salva-se porque o príncipe abana o caixão de vidro, fazendo com que ela solte o pedaço. O castigo dado à rainha má é calçar uns sapatos de ferro em brasa e dançar até à morte.
Disney (1937) - A Rainha má é a madrasta e esta quer o coração da Branca de Neve como prova da sua morte. Os anões são mineiros e ajudam a Branca de Neve. Esta come uma maçã envenenada e morre, sendo o feitiço quebrado por um beijo do príncipe. Actualmente os desenhos animados mais vistos pelas crianças são os Pokémon, Digimon, Dragon Ball ou o Naruto entre outros. Todos estes apresentam algum grau de violência e os mais novos tendem a imitar comportamentos que observam nestes programas. (LURÇAT,L., 2009)
Casos reais
No dia 9 de Março de 2009, Codey Porter de 10 anos brincava numa caixa de areia com cinco amigos quando decidiu copiar uma cena do desenho animado Naruto. Pediu aos seus amigos que o enterrassem com a cabeça num buraco de 25 cm e que depois o cobrissem com ainda mais areia. Segundo o tio da criança, cujos filhos brincavam com Codey, tudo isto aconteceu porque estavam a recriar uma cena do desenho animado Naruto. Quando perceberam que algo estava mal foram pedir ajuda e foi reanimado e levado para o Hospital Infantil de Seattle onde, dois dias depois, morreu por problemas de insuficiência respiratória. As cinco crianças afirmaram que Codey ainda barafustou mas estas pensaram que ele estava a brincar.(ANÓNIMO2,2008)
Consequências
Como já foi referido muitos dos desenhos animados envolvem cenas de agressividade sem que quem a pratica sofra as devidas consequências. A maior parte das crianças consideram que a personagem mais forte será a que tem razão, sem compreenderem certas mensagens implícitas e que determinados comportamentos serão mais justificados que outros. Tendo isto em conta, há três possíveis efeitos negativos relativos à violência que observam na televisão e nos desenhos animados:
1. As crianças poderão tornar-se menos sensíveis à dor e ao sofrimento dos outros (devido à transmissão distorcida da morte ou de ferimentos mais graves)
2. As crianças poderão demonstrar medo do ambiente que as rodeia por acreditarem que o mundo real é igual às cenas que as assustam mais o que pode, em certos casos, leva-las a ter comportamentos evitativos.
3. As crianças poderão ter maior tendência para assumir comportamentos mais agressivos e violentos (por considerarem que o mais forte é que tem razão ou por acharem que é uma maneira para atingir os seus fins).
Também é frequente nos desenhos animados a mentira resultar em consequências positivas para o mentiroso, o que pode fazer com que quem observa fique com a ideia de que esse será um caminho fácil (senão correcto) para a obtenção de algo. O facto de não haver punição em certos actos (como mentir) reforça ainda mais a ideia “positiva” da mentira. Com isto, as acções podem ser consideradas correctas em função de quem as realiza e não em função da própria acção, o que vai conduzir a falhas relativamente ao raciocínio e ao juízo moral da criança.
No entanto, a influência da televisão não é em todos os casos algo negativo. Com a televisão a criança aprende e desenvolve certos conhecimentos e o seu vocabulário de uma forma muito mais rápida do que se não tivesse acesso a esta. (VOLPATO BROERING, C.; ROCHA FRANÇA,G.,2008)( OLIVEIRA MORAIS, A., 1999)
Conclusão
Na minha opinião se os pais prestarem o mínimo da atenção aos programas que os filhos vêem a maior parte dos efeitos negativos que a televisão e os seus conteúdos podem ter, serão evitados. Os adultos devem reflectir sobre esta questão e adequar a sua atitude de modo a que esta seja a mais benéfica para os seus filhos. Devem também intervir na programação e no número de horas que as crianças dispõem diante da televisão pondo limites. Se os pais acompanharem aquilo que os filhos vêem podem conversar com eles acerca dos desenhos animados, identificando o que está correcto e o que está errado e reconhecer os que poderão ir contra a formação que desejam dar aos seus filhos.
Fontes de pesquisa
Gabriel Medeiros (2007), A influência dos media na nossa vida online:
http://melanciafatiada.wordpress.com , consultado em 4.12.09
Leonardo Nogueira de Deus (2009), A tv e a criança online:
http://www.lepanto.com , consultado em 8.12.09
Camilla Volpato Broering, Grazielle Rocha França (2008), Desenhos animados e comportamentos das crianças online:
http://www.psicologia.com.pt , consultado em 8.12.09
José Reinal do Navegante Silva, Regina Ceris Souza Olivier (2009), A influência da tv no comportamento infantil online:
http://www.educacaolive.no.comunidades.net , consultado em 8.12.09
Liliane Lurçat(2009), Tempos cativos – As crianças e a tv online:
http://www.infantilidadeses.net, consultado em 8.12.09
Ana de Oliveira Morais (1999), As crianças e a violência na televisão online:
http://www.ipv.pt , consultado em 8.12.09
Anónimo 1 (2002), Teledependência infantil online:
http://www.refletir.com , consultado em 8.12.09
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