quarta-feira, 26 de maio de 2010

Nº21 - Vanessa Gaio (CIVILIZAÇÃO DOS MAIAS E AS 7 PROFECIAS)

CIVILIZAÇÃO DOS MAIAS E AS 7 PROFECIAS





Projecto de Investigação

1. Tema geral: Sentido da Vida

2. Tema específico: História

3. Título do trabalho: Civilização dos Maias e as 7 profecias

4. Pergunta a que o trabalho responde: Quais as opiniões sobre a 1ºProfecia dos Maias?

5. Programa: Vou realizar uma breve introdução sobre a civilização Maias e as 7 profecias da mesma (para fazer um enquadramento do trabalho). De seguida investigarei várias opiniões sobre a 1ºProfecia.


Introdução

Neste trabalho irei mostrar aos leitores um pouco do que é a cultura Maias, a forma como viviam tendo em conta a sua organização social, a religião, a matemática, a escrita, a arquitectura, e o grande desenvolvimento que tinham da astronomia que os permitiu criarem as 7 profecias. De seguida desenvolverei o que contém cada profecia, dando especial realce à 1ª.

Posteriormente revelarei duas opiniões em relação à 1ªprofecia. Primeiramente mostrarei a opinião da NASA tendo em conta o filme “2012”. Em contrapartida mostrarei o ponto de vista de um historiador que revela o rigor dos Maias e nos leva a acreditar, tendo em conta acontecimentos anteriores, que poderá acontecer algo em 21 de Dezembro de 2012.

No fundo quero dar a conhecer um pouco desta Civilização e a forma como alguns a vêem, tendo em conta que suscita algumas dúvidas.


Civilização Maias

Os Maias fazem parte de umas das mais antigas civilizações pré-colombianas que ocuparam o território que ia da Guatemala até à porção sul do México. Esta civilização surgiu em dois impérios distintos, o Antigo Império que vai desde 500 a.C. até 600 d.C. e o novo Império que vai desde 600 d.C. até à invasão espanhola.

Não tinha uma estrutura de poder político centralizado, no entanto, tinham uma organização rígida da sociedade. Viviam da agricultura primitiva, da caça, da pesca e da criação de animais para alimentação.

Em relação à escrita tinham um sistema complexo onde existiam diferentes formas de escrita para um conceito.

Os Maias acreditavam na contagem cíclica do tempo, onde os seus rituais eram associados aos ciclos terrestres e celestiais, que eram registados e observados em calendários separados. Adoravam vários Deuses conforme a época e a situação que melhor se aplica para aquele Deus, utilizando as ideias religiosas na arquitectura.

Esta civilização é conhecida pelo seu grande saber matemático e astronómico que lhes permitiu a criação de calendários produzindo deste modo as tão conhecidas profecias dos Maias. (Anónimo 1,2003)


Profecias

1ªprofecia – Esta profecia fala sobre o final do medo. Diz que o nosso mundo de ódio e materialismo terminará a 21 de Dezembro de 2012. Nesse dia, a humanidade deverá escolher entre desaparecer como raça pensante que ameaça destruir o planeta, ou evoluir para a integração harmoniosa com todo o Universo.

Diz-nos que a partir de 1999, resta-nos apenas 13 anos para realizarmos as mudanças de consciência e atitude, a fim de podermos desviar-nos do caminho da destruição para o qual avançamos.

Afirmam que o Sol ao receber um forte raio sincronizador do centro da galáxia trocaria a sua polaridade e produziria uma gigantesca labareda radiante. Para os Maias, os processos de respiração da galáxia são cíclicos e nunca mudam, o que muda é a consciência do homem que passa por eles, sempre num caminho para a perfeição.

Neste período a humanidade terá que estar preparada para atravessar as portas que os Maias nos deixaram, transformando a civilização actual, que está apoiada no medo, numa só vibração muito mais alta. Só de maneira individual se pode atravessar a porta que permite evitar o grande cataclismo que sofrerá o planeta, para dar começo a uma nova era, um 6º ciclo do Sol, de 5125 anos.

2ªprofecia – Os Maias afirmam que o comportamento da Humanidade mudaria radicalmente a partir do eclipse de 11 de Agosto de 1999. O homem daria vazão às suas emoções, causando inúmeras guerras ou optaria por caminhos pacíficos. Vivemos num período de iminente mudança.

3ªprofecia – Uma onda de calor cairá sobre o planeta, trazendo mudanças climáticas, geológicas e sociais, numa escala e velocidade sem precedentes. O aumento de actividade solar provocará maior irradiação, aumentando ainda mais a temperatura.

4ªprofecia – Com o aumento da temperatura os Maias previram um grande degelo nos calotes polares. O Sol apresentava mudanças, enormes manchas e um aumento dos ventos solares.

5ªprofecia – Diz que todos os sistemas baseados no medo deixarão de existir para dar lugar a novos sistemas baseados na harmonia. Haverá um colapso generalizado dos nossos sistemas que nos obrigará a repensar nos nossos actos, levando ao entendimento da criação.

6ªprofecia – Fala de um cometa que se aproximará da Terra e colocará em risco a própria existência da Humanidade. Os Maias viam os cometas como um agente que anunciava mudanças, alterando a estrutura existente.

7ªprofecia-Falam-nos da saída do nosso planeta da noite galáctica para o amanhecer galáctico. Os últimos 13 anos do nosso actual período (noite galáctica) de 1999 até 2012 serão abastecidos com a luz emitida pelo centro da galáxia, permitindo um período de reflexão e integração do homem.

(Anónimo 2, Anónimo 3, 2008)


Pontos de Vista

NASA – Veio recentemente esclarecer todas as dúvidas relacionadas com ameaça que a Terra poderá sofrer, tendo em conta o filme saído este mês “2012” de Roland Emmerich, que se baseia em cataclismos, nomeadamente na 1ªProfecia dos Maias.

Esta entidade desmente qualquer tipo de mal que possa acontecer com a terra em 2012, mais precisamente a 21 de Dezembro, afirmando que será apenas outro solstício de Inverno. Declara ainda que o calendário dos Maias acaba em 2012 mas recomeça, assim como o nosso acaba a 31 de Dezembro e reinicia.

Várias questões têm surgindo em relação a este tema, nomeadamente o alinhamento dos planetas, a existência de um planeta que ameaçaria a nossa vivencia, o facto de podermos ser atingidos por um meteoro e ainda perigo de tempestades solares. A NASA responde a todas estas questões dizendo que nada está previsto acontecer neste ano (2012) nem nesta data, que o alinhamento dos planetas teria efeitos insignificantes na Terra; que não existe nenhum planeta que esteja próximo da Terra, sendo que o mais perto que pode vir à Terra é o Eris aproximadamente a 4 bilhões de milhas; não existe nenhuma ameaça de meteoro sendo esta muito rara; e que as tempestades solares ocorrem com picos de aproximadamente 11 anos, sendo previsto que ocorra entre 2012-2014, mas que não difere de todos os outros que já ocorreram.

No fundo a NASA pretende mostrar que não existe qualquer tipo de alarme para esta data, e que este filme não passa de uma questão de fazer dinheiro. (NASA, 2009)

Bruce Scofield – é um historiador que interpreta as profecias dos Maias tendo em conta as semelhanças entre o passado distante e a história recente. Afirma que o actual katun 4 (1993-2012) é o início de uma nova era, sendo o final de 5 ciclos que terminará em destruição, como aconteceu com os anteriores. Os acontecimentos de 11 de Setembro e as suas consequências têm um papel fundamental nas mudanças que acontecerão. Esta data corresponde ao registo de morte 6 do calendário Maia, um dia que representa mudanças segundo textos. O mesmo acontece com o ataque ao Afeganistão que ocorreu na data Maia, que significa o ajuste.

Tendo em conta estas semelhanças com o passado e o presente, Bruce Scofield pretende mostrar que esta civilização não deve ser menosprezada, pois os seus cálculos eram rigorosos e as suas semelhanças são evidentes. (Scofield B., 2008)

Conclusão

Roland Emmerich já anunciou que irá produzir um telefilme intitulado “2013” onde contará a história dos sobreviventes do cataclismo. É de esperar que traga muita controvérsia, sendo mais uma vez referidas as profecias dos Maias, mostrando deste modo a importância que têm nos dias que correm.


Bibliografia da Internet

Anónimo 1, (2003), História do Mundo Maia, Online in: http://www.historiadomundo.com, consultado em 09.11.2009

NASA (2009), 2012: Beginning of the End or Why the World Won't End?, Online in: http://www.nasa.gov/, consultado em 15.11.2009

Documentários

Anónimo 2 (2008), Youtube, Profecias Maias -Parte 1, consultado em 16.11.2009

Anónimo 3 (2008), Youtube, Profecias Maias-Parte 3, consultado em 16.11.2009

Scofield B., (2008), Youtube, Profecia Maia do Fim do Mundo em 2012 (resumo), consultado em 17.11.2009

Sem comentários:

Enviar um comentário